Projeto Bike SP recebe inscrições para projeto piloto

O pesquisador Fabio Kon, da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador associado do INCT ICoNIoT, está à frente do projeto junto ao pesquisador Ciro Biderman, da FGV Cidades.

Como forma de tornar as cidades mais humanas e saudáveis, o objetivo do projeto é diminuir o uso de carros e motocicletas e fomentar o uso da bicicleta em sinergia com o transporte público. A pesquisa busca avaliar o impacto de incentivos financeiros sobre o comportamento de mobilidade urbana e contribuir para a formulação de políticas públicas baseadas em evidências. A proposta é entender, com método científico e dados reais de quem pedala, se incentivos financeiros são capazes de mudar comportamentos de mobilidade urbana.

O projeto-piloto inédito será sediado na capital paulista, em agosto. Serão oferecidos créditos no Bilhete Único para moradores que usarem a bicicleta em seus deslocamentos diários. O piloto foi desenhado para ajudar a prefeitura a definir questões centrais para a implementação definitiva do programa Bike SP, como o valor ideal a ser pago por quilômetro pedalado e quais perfis sociais devem ser priorizados na política pública. Está prevista a participação de cerca de mil pessoas.

Inscrições

As inscrições para quem desejar participar do piloto do projeto estão abertas, pelo link ime.usp.br/bikesp. É exigida dos participantes a conclusão de um minicurso gratuito e obrigatório sobre segurança no trânsito.

A partir de julho, quando terminarem as inscrições (terminam em meados de julho em data a definir), os participantes selecionados deverão baixar o aplicativo Bike SP (disponível apenas para celulares Android) e registrar seus deslocamentos entre endereços previamente cadastrados. Em agosto, o experimento começa para valer: até duas viagens por dia poderão gerar créditos no Bilhete Único, a serem creditados diretamente no cartão e validados nas máquinas de recarga física já disponíveis em terminais e estações de transporte público.

A ideia é que o projeto contribua para que a cidade de São Paulo siga ampliando sua malha cicloviária. A capital já conta com a maior rede dedicada aos ciclistas do Brasil, com mais de 770 km. A meta é quintuplicar o número de ciclistas nas ruas até 2030, conforme previsto no Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050.

Além do ICoNIoT, o projeto é também associado ao EcoSustain e ao FGV Cidades, Centro de Inovação em Políticas Públicas Urbanas. A iniciativa envolve pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) e do FGV Cidades, com apoio da Fapesp, CNPq e da Tembici.

 


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