O pesquisador Fabrizio Granelli responde a algumas perguntas sobre o tópico de sua apresentação, que acontece dia 9 de julho pelo canal do ICoNIoT
Na sua perspectiva, quais são as principais possibilidades de uso de Network Digital Twins e qual é a importância desse campo de pesquisa para o avanço da IoT e das redes de comunicação?
Digital Twins em geral representam uma tecnologia baseada em IoT avançada, pois são necessários sensores para manter a precisão na representação digital de um objeto ou dispositivo real. Os Network Digital Twins são uma tecnologia essencial para implementar a automação, pois sua presença permite que os algoritmos de gerenciamento de rede executem testes na versão virtual da rede antes de aplicar essas ações à infraestrutura de rede real, melhorando assim a qualidade das ações.
Quais seriam os riscos ou as limitações do uso de Network Digital Twins em redes futuras, especialmente em relação à segurança e à privacidade dos dados?
São duas limitações principais:
– Sobrecarga computacional/consumo potencialmente maior de energia, devido à presença e à complexidade do manuseio de gêmeos digitais de rede;
– Segurança e privacidade dos dados, pois é necessária a troca de dados entre o gêmeo físico e o digital
Ambas as limitações podem ser resolvidas, mas representam desafios atuais.
Você poderia compartilhar alguns exemplos de áreas ou aplicações específicas em que os Network Digital Twins já demonstraram impacto concreto ou potencial disruptivo, além dos cenários tradicionais de comunicação?
Apresentarei alguns desses exemplos na palestra:
– NDTs para segurança, por exemplo, usando NDTs para prever e analisar ameaças (potenciais) à segurança. É necessária uma resposta rápida e eficaz.
– ENDs para otimização de energia. As NDTs podem incluir medições do consumo de energia das redes reais, permitindo, assim, tomar decisões “informadas” quando quisermos reduzir ou otimizar o consumo de energia.
Quais são as possibilidades que você mencionaria sobre a integração entre Network Digital Twins e outras tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial e 6G? Quais sinergias você considera mais promissoras?
Ambas são possíveis:
– Os NDTs e o 6G estão se tornando rapidamente uma realidade, pois os NDTs estão sendo introduzidos nos padrões do 3GPP e do ETSI.
– As NDTs e a IA representam outro par interessante. Por exemplo, os NDTs podem ser usados para treinar ML/AI, oferecendo dados realistas e permitindo projetar cenários que podem ser muito raros ou até mesmo hipotéticos.

Leave a Reply